Criolo – Quem quer entrar na boca do lobo



Para se compreender Criolo é fundamental entender a sua origem. Criolo nasceu como Kleber Cavalcante Gomes no dia 5 de Setembro de 1975 na Favela das Imbuias, filho de pais Cearenses que tinham migrado para São Paulo à procura de uma vida melhor.

A mãe, Maria Vilani, tem uma história de vida incrível, e que contribuiu em grande parte para a personalidade do cantor e rapper brasileiro. No dia em que a mãe de Criolo foi matricular o filho no primeiro ano do ensino médio, o mesmo sugeriu que ela voltasse à escola para acabar os estudos com ele, o que acabou por acontecer. Assim, mãe e filho estudaram juntos o que lhes conferiu uma relação muito especial. Num dos seus trabalhos de final de curso, Maria Vilani escreveu um livro de poesia que acabou por lhe dar acesso à posição de professora de literatura da escola onde estudou.

Criolo apercebeu-se da paixão e vocação que tinha pela música aos 11 anos, e desde então nunca mais parou. Foi ele o inventor da rinha dos MC’s, uma competição caracterizada por batalhas de improviso de rap, onde os compositores demonstram a sua criatividade no improviso.

O rapper e cantor brasileiro começou a sua carreira em 1989, mas foi somente em 2000 que começou a ser reconhecido no cenário musical brasileiro e, mais tarde ainda, a nível mundial. Antes disso trabalhou como vendedor ambulante, vendedor de loja e foi ainda professor de inglês. As suas letras transmitem grande parte das suas vivências ao longo dos vários empregos por onde passou e das várias adversidades que enfrentou.

A sua música tem base no rap, mas é muito mais do que isso já que se conseguem sentir elementos do hip-hop, afro beat, soul, samba e da música popular brasileira nas suas canções.

Em 2006 Criolo lançou o seu primeiro álbum Ainda Há Tempo, que lhe conferiu a reputação de rapper mais influente em São Paulo. O disco sucessor, intitulado Nó Na Orelha, lançado em 2011 no Brasil e internacionalmente em 2012 fez crescer ainda mais a sua popularidade. O segundo trabalho de Criolo levou-o a atuar ao vivo em cidades de todo o mundo. Em 2017 o seu quarto trabalho, Espiral de Ilusão, foi considerado o sexto melhor álbum do ano pela edição brasileira da revista Rolling Stone

Agora, o cantor brasileiro volta a Portugal para nos presentear com a sua criatividade no dia 20 de Setembro de 2019 no Lisboa ao Vivo (LAV). Não percam este concerto, que com certeza será intenso, provocador, e cheio de energia! Os bilhetes estão à venda em exclusivo através da See Tickets Portugal.