MUSCARIUM#5 – Duas semanas de artes em Sintra



Começou esta semana o MUSCARIUM#5, festival de artes performativas em Sintra. Até dia 22 de Setembro diversos espaços do concelho (local secreto incluído) vão receber espectáculos de dança, música, performance e teatro.

Esta é a quinta edição do festival organizado pelo teatromosca, grupo que celebra em 2019 o seu vigésimo aniversário. O MUSCARIUM pretende contribuir para uma maior oferta cultural naquele que é um dos concelhos com maior densidade populacional do país. Assim, serão cinco os espaços do concelho de Sintra que vão receber vários espectáculos durante cerca de uma semana.

O programa do MUSCARIUM#5 é bastante rico, e se estiverem por Sintra não deixem de aproveitar um destes espectáculos, ou sigam as nossas sugestões:

PRÓXIMO

É uma peça de teatro documental, cujo texto foi capturado entre conversas de café e análise documental. Todo o material foi recolhido em diferentes áreas do concelho de Sintra, como a Tapada das Mercês ou o centro histórico de Sintra. A comédia e a ironia estão bem presentes enquanto se discutem temas contemporâneos como o acesso à habitação, a diversidade cultural ou o turismo em massa. A peça é apresentada pel’ O Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural no dia 14 de Setembro no Auditório Municipal António Silva.

Ainda podem comprar os vossos bilhetes aqui.

FIRST BREATH AFTER COMA

2019 está a ser um bom ano para os First Breath After Coma, que este ano editaram o seu terceiro trabalho, NU. Sem medo de desafiar o seu espaço sonoro, NU, é um álbum visual com todos os temas a ganharem imagens pelo olhar único da CASOTA Collective, num alinhamento narrativo com Rui Paixão (performer português que integra o Cirque Du Soleil) como personagem principal.

Este verão os First Breath After Coma passaram pelo Bons Sons e Vodafone Paredes de Coura e agora com o verão a acalmar chegam ao MUSCARIUM#5 para um concerto na Quinta da Assunção no dia 19 de Setembro.

Vai ser certamente um concerto especial, e os bilhetes estão aqui.

THE PARTISAN SEED + RIDING PÂNICO + THE LEGENDARY TIGERMAN

No dia 21 de Setembro, o MUSCARIUM#5 desafia-nos para um concerto triplo num local secreto com ponto de encontro em Vila Alda (Sintra) que vai juntar The Partisan Seed, Riding Pânico e The Legendary Tigerman.

The Partisan Seed é um nome já bem conhecido na música alternativa portuguesa. O seu disco de 2017, Insomnia, trouxe-nos uma linguagem um pouco mais negra, mantendo o seu registo entre a ficção e o autobiográfico. Este é já o quinto trabalho do projecto de Filipe Miranda que o levou numa digressão pela Europa e temos agora uma excelente oportunidade para o ver ou rever.

Os Riding Pânico são bons conhecidos do público. Já nos acompanham há mais de dez anos e afirmaram-se na cena pós-rock nacional, têm uma base fiel de seguidores e são uma das bandas de presença regular em vários festivais. O último trabalho, Rabo de Cavalo, foi editado em 2017 e é uma verdadeira viagem que merece ser ouvida e apreciada ao vivo.

Já muito se disse da singularidade dos espectáculos de Paulo Furtado, quer com os Wraygunn, quer com o seu alterego, The Legendary Tigerman. Mesmo que os tempos de one-man-band já não sejam comuns, Paulo Furtado é um daqueles artistas que vale sempre a pena ver ao vivo, quer pelas interpretações de Paulo Furtado, quer pela componente visual com forte presença da imagem, quer através da fotografia ou do cinema.

Este concerto acontece num local secreto sobre o qual nada sabemos, mas estejam no ponto de encontro em Vila Alda entre as 20 e as 21 horas. Não haverá bilheteira no local, e por isso os bilhetes têm que ser adquiridos antecipadamente. Podem comprar os vossos aqui.