LisbonWeek’19 – À descoberta do Bairro da Ajuda



Depois de quatro edições cumpridas e já terem passado pelos bairros de Alvalade ou Lumiar, a LisbonWeek de 2019 – a quinta edição, é dedicada ao Bairro da Ajuda, onde poderão participar em eventos variadíssimos que vos vão dar a conhecer melhor e descobrir todos os recantos deste bairro histórico.

A LisbonWeek é uma plataforma de comunicação que liga os bairros de Lisboa e os mostra de forma única a residentes e não só. Desde 2012 que este projecto se propõe a levar vida nova aos bairros lisboetas com exposições, tertúlias, música, arte e visitas culturais.

A LisbonWeek’19 arranca oficialmente no dia 26 de Outubro e logo com um evento que não podem perder – uma festa barroca! Venham acompanhar a visita do Marquês de Pombal ao Jardim Botânico da Ajuda com a sua segunda mulher, Dona Leonor Daun. Venham conhecer os jogos de jardim, música e poesia da época numa recriação inesquecível e sempre com o dress code da época.

Ao longo da semana e até dia 3 de Novembro vão ter oportunidade de participar em várias actividades e ter uma visão nova e diferente de múltiplos espaços e monumentos no Bairro da Ajuda. Entre estes, há visitas ao Palácio Nacional da Ajuda, onde vão poder aceder a espaços nunca abertos ao público, como o elevador mais antigo de Lisboa ou os bastidores dos jantares oficiais.

Dentro do Palácio Nacional da Ajuda, o destaque vai também para a Biblioteca dos “Pergaminhos”, que receberá visitas especiais ao seu único e impressionante acervo documental. Uma oportunidade imperdível para conhecer manuscritos de exuberantes caligrafias, álbuns minuciosamente pincelados ou esplêndidas partituras musicais da época de D. João V.

Além das visitas a espaços e monumentos que habitualmente não estão abertos ao público, a LisbonWeek propõe também uma descoberta pedonal pelo bairro em si. O passeio intitulado A Ajuda dos Miradouros e Moinhos contará a história de cada miradouro e do bairro, década a década até chegarmos aos dias de hoje e ao que faz o Bairro da Ajuda em 2019.

Depois de todas as visitas e passeios, não se esqueçam também que o Bairro da Ajuda é fortíssimo no comércio local, e ainda podem matar a fome, a sede ou ambos num dos espaços que a LisbonWeek destaca!

Venham ver Lisboa como nunca viram antes! Consultem o programa, façam as vossas escolhas e comprem os vossos bilhetes aqui.

Não há comentários

Comentários estão fechados