Quem é Mezerg, o Homem-Orquestra ?

mezerg

Quem é Mezerg, o Homem-Orquestra?

 

Chama-se Marc Mezergue mas apresenta-se como Mezerg e faz parte de uma longa linhagem de compositores franceses exploradores das propriedades das máquinas. Para muitos, essa fábula começa nos Daft Punk mas antes de Thomas Bangalter e Guy Manuel de Homem Christo já havia uma longa história que remonta a compositores como Pierre Schaeffer, Pierre Boulez, Jean Michel Jarre, Cerrone ou Bernarde Fevre (Black Devil Disco Club).

As figuras da proa da década de 90 (não só os Daft Punk, mas também os Air, Laurent Garnier, St. Germain, Étienne De Crécy, Mirwais, Alain Braxe, Fred Falke) já eram herdeiros, tal como os Justice ou Gesaffelstein foram dos Daft Punk e do french touch. O que há de comum nesta extensa tradição é a extensão permanente dos limites da máquina através da sua humanização.

Dizia Thomas Bangalter em entrevista à BBC na semana passada que os Daft Punk acabaram porque “a última coisa que queriam” nos dias hoje “era ser robôs”, referindo-se a adventos já com enorme influência no dia a dia como a inteligência artificial.

A aventura de Mezerg é a dos sentidos, não a do algoritmo. No vídeo de Bordeaux, o primeiro a surgir após uma pesquisa no Google, surge num terraço superior e dois sintetizadores, que toca em simultâneo. Um deles começa por reproduzir um ritmo techno frenético, que se vai aproximando da euforia do trance. Em paralelo, uma melodia árabe remete para os Acid Arab. E as camadas sonoras vão-se sobrepondo.

Como é comum em variadas práticas artísticas, sobretudo aquelas que usam a Internet como espelho, o resultado é o processo. Mezerg é um homem-orquestra, homem de sete instrumentos, mil braços e pés, com sincronismo de nadador. Formado em piano e jazz, é também executante do fascinante theremin.

 

O que se vai poder ver no dia 15 no Hard Club é uma realidade aumentada dos vídeos publicados na Internet em que Mezerg tanto é pianista, como produtor de 4×4, numa simbiótica permanente entre electrónica e acústica.

Compra os teus bilhetes em: https://www.seetickets.com/pt/event/mezerg-live/hard-club/2509161#op1

There are no comments

Comments are closed.