Sala Principal #6: Hard Club

hard club

Hard Club

 

Quando foi inaugurado em 1997, o Hard Club veio responder a uma necessidade de preencher o espaço vazio de um clube de rock no Porto que pudesse receber, com condiçōes técnicas e dimensão média (mil pessoas), o circuito internacional e bandas portuguesas. Espaços como o Aniki-Bobó ou o Meia Cave, na época ainda abertos, desempenhavam esse papel de projectar novo talento mas o Hard Club veio acrescentar dimensão e influência à programação.

 

O primeiro concerto foi dos Dubwar em 1997. Até 2006, a sala então localizada no Cais de Gaia, recebeu cerca de 1300 espectáculos, notabilizando-se nomes como Muse (!), Rammstein (!!) ou Morphine, e quase toda a gente importante da música portuguesa de há vinte anos, dos Xutos & Pontapés aos Da Weasel, Ornatos Violeta, Clã, Zen, Moonspell e Sam The Kid. Aliás, as festas regulares de hip-hop, por onde passavam nomes como Mind Da Gap, Dealema, Bezegol, ou uma tal de Capicua, ainda desconhecida, tornaram-se emblemáticas por expressarem a força do rap do Porto, e incitarem público a viajar de todo o país para assistir a noites que tanto compreendiam o improviso como o breakdance.

 

O Hard Club fechou portas em 2006 mas a corrente haveria de voltar a passar. Em 2008, os sócios (dos quais faz parte Kalu, dos Xutos & Pontapés) concorreram ao concurso de exploração do Mercado Ferreira Borges, lançado pela Câmara Municipal do Porto, e ganharam a concessão por um período de 23 anos. Após alguns adiamentos, o Hard Club reabriu em setembro de 2010 com um investimento estimado em dois milhōes de euros.

 

A segunda habitação do Hard Club também é estúdio e sala de ensaios. Tem um auditório com capacidade para 150 pessoas sentadas ou 300 de pé, para além de espaços de cafetaria e restauração assim como venda de livros e discos, mas continuam a ser os concertos o chamariz. Se o electismo já era uma das marcas crescentes da primeira vida do Hard Club, na segunda é uma impressão digital.

 

Até ao final do ano, a programação apresenta nomes tão díspares quanto Bezegol & Rude Bwoy Band (hoje), Will Butler e as Sister Squares (dia 23), Branko (25), festa Neopop (30), Conjunto Corona (1 de dezembro), Bizarra Locomotiva (8 de dezembro), Maria Gadú (10 de dezembro), e a festa Emonite (23 de dezembro). Para 2024, já estão confirmados Crystal Fighters (7 de fevereiro), Van Zee (24 de fevereiro), Miles Kane (2 de março) e o Amplifest (9 e 10 de novembro).

 

Vê todos os eventos no Hard Club aqui.

Vê todos os eventos no Hard Club – Sala 2 aqui.

There are no comments

Comments are closed.