
Tate McRae: o caminho das estrelas passa pelo MEO Arena
Tate McRae tem apenas 21 anos mas as paredes do quarto já não chegam para todos os galardões. Com apenas treze, classificou-se em terceiro lugar no Achas Que Sabes Dançar americano. Parecia que lhe estava reservada uma carreira como bailarina, antes de Tate Rosner McRae começar a gravar versões para piano e voz no YouTube, inspirada pelo “som anos 2000 do Timbaland”. Quando já tinha actuado como bailarina num concerto de Justin Bieber e no programa de Ellen DeGeneres. um contrato com a subsidiária da Sony, RCA, acenou.
A música falou mais alto e, a partir daí, foi sempre a somar. O EP Too Young To Be Sad foi o mais ouvido de uma artista feminina no Spotify em 2021. O álbum de estreia I Used to Think I Could Fly (2022) atingiu o terceiro lugar na tabela canadiana, de onde é natural. O single Greedy, do ano seguinte, entrou nos lugares cimeiros dos tops americano e canadiano, e precedeu o longa-duração Think Later, que se instalou no top 5 em diversos territórios. So Close To What, já deste ano, chegou pela primeira vez ao primeiro lugar em países como EUA e Canadá, à boleia do single Sports Car – o mais pop de uma curta mas intensa carreira. “Uma exploração interior da autodescoberta, do amor e da nostalgia”, auto-descreveu sobre o álbum.
Para muitos, o primeiro contacto com Tate McRae foi o vídeo do single Greedy em que dança como se dependesse daquela performance para sobreviver nos condomínios de luxo da pop. Aquela a quem a Elle chamou de “a resposta canadiana a Billie Eilish”, pela tez pop sombria das primeiras canções, chega à MEO Arena para aplicar a matemática: 1,5 mil milhões de visualizações no canal próprio de YouTube, e oito milhões agregadas nas diferentes plataformas.
O jornal Globo assistiu ao espectáculo no festival Lollapalooza e não tem dúvidas em afirmar: “Como cantora, Tate McRae é uma excelente dançarina”. E apesar do lado pop ser comparado a Britney Spears e da introspecção a Billie Eilish, o saldo é positivo. Tate McRae “entrega uma performance divertida”, descreve a reportagem. “Quem é fã de pop, amou”. No dia 7 de maio, a Miss Possessive estreia-se em Lisboa com primeira parte assegurada por Benee e um esquadrão de fãs do TikTok a roer as unhas.
Comments are closed.