Futebol, moda e música: com que linhas se cose este triângulo?

futebol e música

Futebol, moda e música: com que linhas se cose este triângulo?

 

Tem circulado uma fotografia de Dua Lipa vestida com uma camisola do Rio Ave. Verdade ou Inteligência Artificial? A montagem partilhada nas redes sociais do vilacondense faz parte de uma trend viral onde a artista pop inglesa surge vestida com camisolas de vários clubes espalhados pelo mundo. Em Portugal, os verdes e brancos foram quem mais tirou partido da situação.

 

Um pouco mais a sério, como e porquê surgiu Travis Scott equipado com o grená do Alverca? O rapper americano foi convidado da festa de aniversário do futebol do Real Madrid, Vinicius Jr., onde posou ao lado do seu DJ, Chase B, de Vinicius Jr. e do também futebolista do Real Madrid Eduardo Camavinga com a camisola da equipa regressada ao primeiro escalão do futebol português.

 

Seria uma surpresa absoluta se o craque dos madridistas não fosse também co-proprietário do Alverca. Vinicius Jr. adquiriu o clube em fevereiro, em parceria com um grupo de investidores brasileiros, por um valor a rondar os 8 milhões de euros. Recentemente, pudemos vê-lo nas bancadas a assistir ao jogo frente ao Benfica.

 

Chama-se Blokecore a tendência de vestir camisas de futebol no dia-a-dia, popularizada entre celebridades, como Drake, e nas redes sociais. As parcerias entre a SKYLRK, de Justin Bieber, e a Adidas, a homenagem do Fluminense ao histórico Cartola, com uma camisola personalizada, e o equipamento Oasis do Manchester City são sinais desta triângulação atacante entre futebol, música e moda.

 

O termo começou a circular no fim de 2021, quando o tiktoker americano Brandon Huntley reparou que os YouTubers britânicos de futebol repetiam com frequência a palavra “bloke” (“mano”, em português). Desde então, tornou-se sinónimo da estética que reimagina equipamentos clássicos de clubes com um aspecto mais moderno, e não necessariamente vinculado ao clubismo.

 

No ano passado, o diretor criativo da Balenciaga, Demna Gvasalia, deu a conhecer a Balenciaga Soccer Series, uma colecção limitada de camisolas e calças de fato de treino.  A Dior, por exemplo, é a responsável pelo lokk formal do Paris Saint-Germain, além de peças casuais para eventos fora do campo. A estilista britânica Stella McCartney, por sua vez, criou a primeira camisa exclusiva para a equipa feminina do Arsenal, em parceria com a Adidas.

 

O 4-3-3 do Barcelona também é o triângulo táctico do marketing. Patrocinado pelo Spotify, o Barcelona (futebol) tem-se aliado a artistas pop como as NewJeans (música) para estrear as suas colecçōes personalizadas (moda).

 

 

There are no comments

Comments are closed.