Tal pai, tal filho – Dia do Pai

dia do pai

Tal pai, tal filho – Dia do Pai

 

No Dia do Pai, olhamos para os pais e filhos da música. Há quem se molde pela paternidade e há quem se distancie para não ser confundido. Alguns ganharam nome, outros ficaram-se pelo apelido. Diferentes histórias com o mesmo sangue.

 

De Bob Marley para Ziggy, Stephen e Damian

 

O pai é o patrono do reggae, maior símbolo cultural da Jamaica, herói do povo e um dos maiores ícones da música popular do Séc. XX. Se o reggae é conhecido em todo o mundo, deve-o bastante a Bob Marley. Os filhos seguem-lhe as pisadas mas enquanto o pai cantava Sun Is Shining, Ziggy, Stephen e Damian vivem à sombra. Talvez com excepção do clássico Welcome To Jamrock, deste último.

 

De John Lennon para Sean e Julian

 

Continuamos em território sagrado. Ser filho de John Lennon é fácil ou difīcil? Segundo o mais velho Julian Lennon, era um pai terrível. “Ausente”, depois de a mãe Cynthia se ter divorciado do Beatle quando este engraçou com Yoko Ono. “Provavelmente, conheci-o tão bem como a maioria das pessoas”, declarava em entrevista no ano passado. Julian Lennon viveu na classe média até desaparecer nos anos 2000. Sean Lennon, filho de Yoko Ono, é um excêntrico, auto-intitulado pacifista e anarco-capitalista, com uma carreira razoável nas fronteiras da pop.

 

De Caetano Veloso para Moreno, Zeca e Tom

 

Ora aqui está um exemplo de sociedade familiar. Em 2018, Caetano Veloso juntou-se os filhos na digressão Ofertório. Tudo para manter a família por perto. Moreno, o veterano entre descendentes com ligaçōes a músicos como Domenico Lancellotti e Alexandre Kassin, e os mais novos Zeca e Tom juntaram-se ao pai para reinterpretar o cancioneiro do baiano com sangue exclusivo de Veloso.

 

De Billy Ray Cyrus para Miley

 

Nos EUA, o country é gigante e tem o seu próprio condomínio de estrelas, algumas delas sem grande expressão na Europa. Billy Ray Cyrus é uma dessas figuras multi-platinadas de galardōes e recordes no top americano. A definição de country pop por excelência. Em 1992, nasceu a filha Miley. E o resto é história pop. Em 2019, foi convidado por Lil Nas X a participar na versão country-trap do êxito viral Old Town Road para que o single pudesse ser readmitido na influente tabela country.

 

Bono e Elijah Hewson

 

Elijah Hewson pertence à turma dos que gostavam de ser como os pais. Tem uma banda, os Inhaler, com algumas semelhanças com a urgência dos U2 dos primórdios. Vão no segundo álbum – ambos número um na Irlanda, e o inaugural It Won’t Always Be Like This igualmente líder em Inglaterra. Podemos falar de parecenças, até físicas, com o pai Bono mas o carisma é outra conversa.

 

Paulo de Carvalho e Agir

 

Em Portugal, tem-se assistido a uma vaga de descendentes de progenitores conhecidos a afirmar-se em nome próprio. Nos últimos anos, é incontornável referir o nome de Agir que não só ganhou um lugar por direito próprio como artista pop, produtor ou mais recentemente compositor para outros, como nestes dois últimos papéis, de agitador da obra do pai ao ser maestro do álbum Duetos, de 2017, em que levou as cançōes do pai a outros públicos, com uma série de convidados a co-pilotar.

 

Kalú e Fred

 

Fred Ferreira, o filho de Kalú dos Xutos & Pontapés, começou muito novo nos Yellow W Van, a banda de adolescência. Alguns anos mais tarde, fixou-se quer como baterista dos Buraka Som Sistema, quer como músico da banda de Sam The Kid que iria resultar nos Orelha Negra. Entre outros diferentes projectos com os quais trabalhou e que o encaminharam para a função de produtor de figuras como Slow J ou recentemente Silly. Nunca renegou o apelido mas ganhou um nome próprio. E há também o irmão Sensi, outrora rapper com álbuns gravados e agora dedicado à gestão de carreira na agência Faded.

 

António Manuel Ribeiro e António Corte-Real

 

Um caso curioso o dos UHF. Numa fase de desmembramento da formação, na década de 90, António Manuel Ribeiro convidou o filho, igualmente António, a fazer parte da banda e já lá vão quase 30 anos. O pai continuar a ser o vocalista, letrista e compositor mas o filho é o virtuoso da formação mais estável da vida dos UHF. O filho tem também uma carreira a solo depois de ter mantido a sua própria banda, os punk rockers Revolta.

 

A See Tickets deseja um Feliz Dia do Pai !

There are no comments

Comments are closed.