O verão da Ericeira à Zambujeira



O verão da Ericeira à Zambujeira

Podia ser um guia de verão. E é um roteiro, sim senhor, ao longo da costa, só que a corrente é puxada por festivais. O biénio mais negro já ficou para trás e 2022 é definitivamente de retoma. São quatro os festivais da Música no Coração, e todos eles a litoral. A 1 e 2 de julho, o Sumol Summer Fest regressa à Ericeira. Ao longo de julho, o Oeiras Valley acontece pelo segundo ano consecutivo – em 2021, foi um dos raros festivais a escapar à maré de adiamentos. Ainda em julho, de 14 a 16, o Super Bock volta ao Meco. E já em agosto, o Sudoeste volta a ser a grande festa juvenil de 2 a 6 de agosto.

Apesar de próximo das praias da Linha, o Oeiras Valley é um festival citadino por excelência, com um cartaz adulto dos históricos Beach Boys, aos nossos irmãos Paulo Flores (com Bonga e Lura), Marisa Monte e Seu Jorge, a voz inconfundível de Gregory Porter ou as versões dos Nouvelle Vague. Já o Sumol Summer Fest e o Super Bock Super Rock, propõem-se a agregar a experiência da praia à vida da cidade. O primeiro para um perfil adolescente, consumidor massivo de hip-hop, americano (Trippie Redd), inglês (IAMDDB) e português (Piruka, Nenny, T-Rex, Lon3r Johnny, Phoenix RDC), sem esquecer o príncipe do afro-pop, o nigeriano Burna Boy.

No Meco, de novo a casa do Super Bock Super Rock, depois de uma passagem pelo Pavilhão Atlântico e imediações, o rock é cada vez mais uma atitude e não necessariamente um género. Dos três cabeças de cartaz, só um preenche a quota de distorção: os Foals. O rapper A$ap Rocky é provavelmente o nome capaz de mover uma multidão mais generosa, mas atenção à estreia de C. Tangana em palcos grandes, depois de já ter passado, com casa cheia, em palcos grandes. “El Madrileño” foi um dos casos do ano passado, reconhecido em variadas listas como um dos melhores álbuns de 2021, rompendo a habitual hegemonia anglo-saxónica. A segunda linha é ocupada por Jamie xx, Leon Bridges, Metronomy, Kevin Morby, Hot Chip, Flume, Woodkid, Goldlink e Nathy Peluso. O contingente nacional é representado por David & Miguel, Capicua, Filipe Karlsson, Ganso e Pedro de Tróia. Quem acampar no renovado recinto do Meco está bem perto das praias – um aliciante a não desprezar quando o mercúrio sobe.

Agosto já não é mês sem o Sudoeste. O festival volta à Zambujeira do Mar de 2 a 6 de agosto, mas o campismo começa a 30 de julho, e estará aberto durante nove dias. Há muito que o Sudoeste se reinventou como festival de tendências adolescentes e 2022 não será exceção. Profjam e Bispo são nomes cimeiros do rap português, como Morad o é no panorama espanhol; Major Lazer, Timmy Trumpet e Shouse aceleram o BPM pela noite dentro, mas este é também o festival da boda de Deejay Telio. Calema, Giulia Be e Pedro Sampaio colecionam êxitos, Lewis Capaldi tem baladas para todas as emoções e Masego é dono de uma sensualidade herdada de D’Angelo, amplificada por um saxofone encantador de serpentes. Em setembro, tudo indica, o fado voltará a Alfama no Santa Casa.

 

Sumol Summer Fest

Ericeira Camping

1 e 2 de julho

Destaques: Burna Boy, Trippie Redd, Iamddb, Nenny, T-Rex, Phoenix RDC, Mobbers

Bilhetes: https://www.seetickets.com/pt/event/sumol-summer-fest-2022/ericeira-camping/2150348

 

Oeiras Valley

Jardins do Marquês

1 a 10 de julho

Destaques: The Beach Boys, Paulo Flores (com Bonga e Lura), Marisa Monte, Nouvelle Vague, Gregory Porter e Seu Jorge & Daniel Jobim cantam Tom Jobim

 

Super Bock Super Rock

Meco

14 a 16 de julho

Destaques: A$ap Rocky, Foals, C Tangana, Jamie xx, Leon Bridges, Metronomy, Jungle DJ set, David & Miguel, Kevin Morby

Bilhetes: https://www.seetickets.com/pt/event/super-bock-super-rock-2022/meco/1996173

 

MEO Sudoeste

Zambujeira do Mar

2 a 6 de agosto (campismo abre a 30 de julho)

Destaques: Major Lazer, Shouse, Timmy Trumpet, Lewis Capaldi, Profjam, Bispo, Deejay Telio, Giulia Be, Morad, Calema

Bilhetes: https://www.seetickets.com/pt/event/meo-sudoeste-2022/herdade-da-casa-branca/2182728

Não há comentários

Comentários estão fechados