Rock in Rio Academy – Uma viagem ao interior do festival



Rock in Rio Academy

A espera está quase a terminar. O Rock in Rio já ferve e, além dos concertos, espalhados pelos diferentes do palco, a experiência relacionada com o festival, assumida desde a primeira edição em 2004, tem novidades para este ano.

A Rock in Rio Academy é, como explica Agatha Arêas, VP de Learning Experience do Rock in Rio, “um dia de imersão” com palestras, visita aos bastidores, dinâmicas de grupo e oportunidade de alargar a rede de contactos. Para um festival que sempre afirmou a sua natureza empresarial, esta formação é um mergulho de cabeça no que é invisível aos olhos mas essencial para viabilizar um acontecimento desta dimensão.

 

Em que consiste a Rock in Rio Academy?

É uma formação em gestão com base no modelo de negócios do RiR, no formato de live case, onde os executivos do Rock in Rio contam como entregamos a proposta de valor da marca a partir da operação de cada área. Um dia de imersão na Cidade do Rock, com palestras, dinâmicas em grupo, visita aos bastidores e muitas oportunidades de networking e conexão. E tudo isso certificado pela DGERT.

 

Quais são as actividades previstas?

Palestras, Challenges, Visita aos bastidores, como ao nosso Centro de Controle de Operações e os Camarins dos Artistas do Palco Mundo, entre outros, almoço, coffee breaks, possibilidade de andar na Roda Gigante e no Slide e Happy Hour ao fim do dia.

 

Há um público-alvo definido?

Gestores, empresários e marketeers, de qualquer segmento de mercado.

 

Desde o início que o Rock In Rio se afirma como um festival com um modelo empresarial. Ainda encontram resistência na relação entre música e negócio ou quase vinte anos depois da primeira edição, há uma abertura maior de mentalidades?

Nenhuma. Pelo contrário. O Rock in Rio é muito respeitado pela solidez do seu modelo de negócio, que desperta grande interesse por parte da Imprensa e do mercado, uma das razões, inclusive, da criação e grande adesão ao RiR Academy e a outros cursos assinados pela marca.

 

Olhando à indústria dos festivais e à forma como esta se relaciona com as marcas, há um antes e um depois do Rock in Rio?

Claramente que sim. Esse é um fato verbalizado pelo mercado e pela Imprensa nos quatro países onde já atuamos (Brasil, Portugal, Espanha e EUA). O RiR é uma potente plataforma de comunicação que oferece às marcas um território fértil de variadas narrativas a explorar ao longo de pelo menos 12 meses antes de abrirmos as portas da Cidade do Rock. O RiR criou o nicho de comunicação conceitual das marcas patrocinadores tendo como gancho de comunicação um festival e todos os temas alavancados por ele. Antes do RiR, as marcas só trabalhavam o “durante”. Foi a partir da nossa estratégia, que as marcas passaram a usar o nosso universo como plataforma de comunicação e criação de momentum ao longo dos meses que antecedem o evento.

 

Da parte das marcas, que reacção obtêm a actividades como esta?

Enorme receptividade e grande apoio. Cada vez mais as marcas concordam que é necessário partilhar conhecimento, abrir espaço p/ a escuta ativa e promover conexões entre profissionais de áreas e setores diversos. E no RiR Academy, temos espaço para tudo isso.

 

Formar futuros profissionais para a estrutura do Rock in Rio ou para esta(s) indústria(s) é um dos objectivos desta Academia?

O RiR Academy tem uma proposta mais voltada para a inspiração e provocação de insights, além de demonstrar as boas práticas, os desafios e as soluções encontradas pelos gestores do RiR. Acreditamos sim que contribua significativamente para o repertório geral de um profissional de qualquer área de atuação no mercado, mas não temos um programa de empregabilidade diretamente ligado a ele.

 

Observam a Rock in Rio Academy como mais um alargar de horizontes da experiência do festival?

Sem dúvidas. Inclusive, a jornada do aluno do RiR Academy passa por 3 dimensões: formação teórica (palestras) + visita guiada aos bastidores com os coordenadores de cada área e dinâmicas interativas + visita à Cidade do Rock num dia de festival, para que experiencie a operação do evento na perspectiva do público.

 

Examinar o coração de um festival poder ser tão entusiasmante quanto vê-lo a acontecer em todas as suas áreas e dimensões?

Sim! Há quem ache até mais instigante! Sou suspeita: adoro a experiência completa!

 

É possível comprar bilhetes apenas para o Rock in Rio Academy? Como funciona o acesso?

O bilhete do Rock in Rio Academy inclui 1 bilhete para o 2º fim de semana de festival. Pode ser de relvado ou vip. E os preços são diferentes para uma proposta e outra. Mas não se pode comprar apenas para o dia de formação, pois, como expliquei anteriormente, a nossa proposta formativa contempla 3 dimensões. E uma delas é a vivência do festival em real time. O que o aluno pode escolher é se deseja investir na experiência com acesso ao relvado ou na que dá acesso à área VIP.

Bilhetes disponíveis aqui

Não há comentários

Comentários estão fechados