Bela Vista: um grande campo na cidade

bela vista

Bela Vista: um grande campo na cidade

 

Antes de abrigar o Rock In Rio, a partir de 2004, o Parque da Bela Vista já existia. Era uma antiga quinta de grandes dimensōes cujo aspecto rural foi preservado. Um grande campo, entre a Avenida Gago Coutinho e Chelas, perto de um dos vários centros de Lisboa, com bons acessos, mas com ares de refúgio e distância, suficientes para a organização do RiR ter reconhecido no parque a casa certa para receber o festival.

 

Até hoje. Em 2024, o Rock in Rio comemora vinte anos de segunda casa em Portugal – a primeira e mais bem sucedida fora do Rio de Janeiro. Lisboa foi a primeira morada da etapa de expansão internacional do Brasil. Madrid e Las Vegas foi experiências menos felizes – no caso da capital espanhola, o Rock In Rio resistiu entre 2008 e 2012. Em Las Vegas, realizou-se apenas em 2015. (Refira-se que, segundo a Rádio Renascença, a organização estuda com a Câmara de Lisboa a possibilidade de se mudar para o Parque Tejo, onde decorreram as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2024).

 

Há um antes e depois do Rock in Rio na era dos festivais em Portugal, do ponto de vista de toda a produção, desde a comunicação à infraestrutura, condiçōes técnicas, relação com as marcas e, por arrasto, com o público. Um festival de música com origens no marketing, sempre assumiu a organização que nunca se desviou desta proposta. A exigência subiu e diversos festivais começaram a replicar as práticas do RiR. Assim como há um antes e um depois do Rock in Rio para a sua morada.

 

Por um lado, o Parque da Bela Vista tornou-se familiar de lisboetas e não só. Nos últimos anos, as tentativas de valorização do Bairro de Chelas e integração na vida da cidade – por exemplo, através das iniciativas da organização Chelas é o Sítio. Por outro, os moradores queixam-se do ruído e do lixo. E o parque já esteve fechado durante um período considerável, como sucedeu em 2022 entre os preparativos do Rock in Rio em junho e o rescaldo do Kalorama, em setembro. Ou seja mais visível e cuidado, mas nem sempre acessível.

 

A verdade é que, na Bela Vista, a obra está feita. Até prova em contrário, é a casa do Rock in Rio, e desde o ano passado é também a residência do Kalorama que este ano acontece entre 31 de agosto e 2 de setembro. Mas não só. Em 2007, o Creamfields viajou de Inglaterra para aproveitar o facto de o Rock in Rio ser bienal e realizar ali a única edição do festival em Lisboa. A 14 de setembro de 2008, Madonna moveu 75 mil pessoas até à Bela Vista para assistir à digressão Hard Candy. Em 2011 e 2013, os Bon Jovi exclamaram “It’s My Life” ali mesmo perante milhares de pessoas acostadas numa encosta verde

 

Quando a electricidade é desligada, há um parque de merendas, uma vista panorâmica sobre a cidade, vegetação e fauna.

There are no comments

Comments are closed.