Em casa do fado: Santa Casa Alfama

santa casa alfama

Em casa do fado

 

O Santa Casa Alfama volta a descer ao bairro típico lisboeta para celebrar o fado. “Durante dois dias a canção portuguesa brota das ruas da cidade de Lisboa e o povo está lá para ouvi-la”, antecipa a Música no Coração. “As vielas de Alfama constituem a paisagem que se entrelaça com as vozes, o trinar da guitarra, a poesia que fica solta pelas ruas… E os vários palcos espalhados pelo bairro lisboeta são a prova viva de que o fado consegue ser muita coisa ao mesmo tempo, sem nunca deixar de ser português”, reforça o texto de apresentação do festival Santa Casa Alfama.

 

A histórica Hermínia Silva, uma das maiores vozes da história do fado, é homenageada nesta edição por Anabela, Filipa Cardoso, FF e Lenita Gentil. O concerto acontece a 29 de setembro no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Camané e a dupla Beatriz Felício & Geadas partilham o palco grande do festival nesta data.

O palco Ermelinda Freitas, instalado no Rooftop Terminal de Cruzeiros de Lisboa, recebe um Fado ao Pôr-do-sol, recriando o ambiente de uma casa de fados, neste caso a mítica Mesa de Frades. O anfitrião Pedro de Castro convida Tânia Oleiro, Rodrigo Rebelo de Andrade e Ana Sofia Varela.

 

Para o primeiro dia, estão também confirmados Mário Lundum e Soraia Cardoso, José Leal e Mel; Sónia Santos e Jaime Dias, Ricardo Mesquita e Ana Marta; Francisco Salvação Barreto e Cristina Clara.

Na segunda noite, os destaques são Sara Correia, em vésperas da chegada do novo álbum Chelas, Teresa Salgueiro (que promete arranjos inéditos para canções da sua obra) e Miguel Moura (que se estreou em disco com Quem Sou Eu, este ano), todos no palco Santa Casa. O programa Em Casa d’Amália, de José Gonçalez, salta para Rooftop Terminal de Cruzeiros de Lisboa com Raquel Tavares, Ângelo Freire, Flávio Jr., Jorge Fernando e Vânia Duarte. No palco Amália, situado no Auditório Abreu Advogados, actuam Francisco Moreira e Carmo Moniz Pereira.

No dia 30, cantam ainda João Caldeira e Sandra Correia; Inês Pereira e Luís Capão, Beatriz Felizardo e Vítor Miranda, Matilde Cid e Ricardo Luís.

 

O festival Santa Casa Alfama tem um novo palco: o Memmo Hotel Alfama, instalado no hotel que lhe dá nome. José da Câmara, Gustavo Pinto Basto e Teresa Brum são os fadistas que o ocupam.

 

Compra já o teu bilhete para o festival Santa Casa Alfama em: https://www.seetickets.com/pt/event/santa-casa-alfama-2023/varias-salas/2661435?src=blog_santacasa

There are no comments

Comments are closed.