Tradidança comigo
O Tradidanças: Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza, nasceu em 2017, do desejo local de resgatar a energia, a dinâmica cultural e o público do Andanças. Durante onze anos, o popular festival de música e danças tradicionais esteve em Carvalhais e deixou na comunidade sementes diversas de comunhão, criação e partilha de saberes na região de São Pedro do Sul.
Criado em 1996, o Festival Andanças surgiu da vontade de um grupo de amigos de trazer para Portugal o espírito dos bailes folk vivido noutros países. A itinerância levou-o até Carvalhais em 1999, antes de se instalar na Barragem de Póvoa e Meada, em Castelo de Vide e, ultimamente, em Campinho no município de Reguengos de Monsaraz.
Há sete anos, nasceu o Tradidanças pela mão de Zé Paulo, responsável principal da ATASA (Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada), junto com a animadora sócio-cultural Filipa Pereira, esposa de um fundadores do Andanças, Paulo Pereira – já desligado da organização mas ainda próximo através da NBI (Natural Business Inteligence), empresa de consultoria especializada em opções para uma economia de base natural.
O festival decorre de 31 de julho a 4 de agosto no bonito espaço florestal da Serra da Arada e reúne músicos e dançarinos, profissionais e amadores, em torno da música de raiz, portuguesa e do mundo. A programação vai para além da dança e todos os dias há conversas, caminhadas, laboratório da tradição, concertos na igreja, para além de oficinas sobre práticas sustentáveis, desenvolvimento pessoal e instrumentos musicais. O festival conta ainda com uma vasta programação destinada aos mais novos (contos, teatro, ilustração, artes circenses, e artes plásticas).
No total, estão marcados 50 concertos, 35 atividades infantis/intergeracionais, 20 sessões de desenvolvimento pessoal e mais de 60 oficinas de dança.O Tradidanças tem como objectivo”promover o património cultural e natural do território em que acontece – como o canto a vozes de mulheres e as piscinas naturais da sua envolvente” e “pretende dar palco ao que de melhor se faz no universo musical trad-folk”. Programação completa aqui.
Comments are closed.